Na tarde da última quarta-feira, 25 de março, foi realizada a solenidade de inauguração da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede de São Valério do Sul. O ato aconteceu junto à própria unidade e reuniu autoridades, servidores municipais, profissionais da saúde e a comunidade em geral, celebrando mais uma importante conquista para o município.
Estiveram presentes no evento o prefeito municipal, Clovis Taborda, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mara Peccin Padilha; o vice-prefeito, Silvio Paulo Kondra; a secretária de Saúde, Cardiane Carina da Silva Backes; o presidente da Câmara de Vereadores, Alaídes Lacorte; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaques Delaflora; além do coordenador regional de Saúde da 17ª CRS, Marco Antônio Atkison, e o diretor do Hospital São Gregório de São Martinho, Sebastião Raife Cardoso.
A obra de reforma da UBS representa um investimento aproximado de R$ 190 mil, viabilizado por meio do Programa Avançar Rede Bem Cuidar, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O recurso foi disponibilizado ao final de 2024, com a obra sendo licitada e executada ao longo de 2025, e finalizada no início deste ano de 2026.
A reforma contemplou melhorias significativas em toda a estrutura da unidade, incluindo a troca completa do piso, substituição de portas e janelas, construção de um novo banheiro com acessibilidade e uma nova pintura, tornando o ambiente mais acolhedor, moderno e funcional. Durante a execução da obra, também foram realizadas importantes melhorias estruturais, como a revitalização dos espaços internos, adequação das salas de atendimento, melhorias nas redes elétrica e hidráulica, instalação de corrimões e reorganização geral dos ambientes.
Foram contemplados diversos espaços da UBS, entre eles: recepção, almoxarifados, sala de leitos, sala de vacinas, consultórios médicos, sala de enfermagem, ambulatório, consultório odontológico, farmácia, cozinha e garagem, garantindo mais qualidade, organização e melhores condições de trabalho para os profissionais e de atendimento à população.
Durante seu pronunciamento, a secretária de Saúde destacou os desafios enfrentados ao longo da reforma, ressaltando que os atendimentos não foram interrompidos, mantendo o compromisso com a comunidade mesmo durante as obras. Ela agradeceu o empenho da equipe de saúde e reforçou que um ambiente adequado reflete diretamente na qualidade do atendimento, fortalecendo o vínculo entre profissionais e usuários. Também anunciou que o próximo investimento será direcionado ao setor administrativo da saúde e ao auditório municipal.
O prefeito Clovis Taborda ressaltou a qualidade da obra executada pela empresa responsável, destacando o compromisso da gestão com a boa aplicação dos recursos públicos e com a melhoria contínua dos serviços.
Após os pronunciamentos, aconteceu o descerramento da faixa inaugural, marcando oficialmente a entrega da obra. Em seguida, os presentes puderam visitar as dependências da unidade e conhecer de perto todas as melhorias realizadas.
A administração municipal também agradeceu ao Juarez de Sousa, pela transmissão do evento pela Rádio Ciranda, e ao Tiago Padilha, que animou a tarde com música ao vivo, proporcionando um momento especial ao público presente. Durante o evento, também foi realizada uma homenagem alusiva ao Dia da Mulher, celebrado no mês de março.
Inauguração da reforma da UBS Sede marca avanço na saúde em São Valério do Sul
Na tarde da última quarta-feira, 25 de março, foi realizada a solenidade de inauguração da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede de São Valério do Sul. O ato aconteceu junto à própria unidade e reuniu autoridades, servidores municipais, profissionais da saúde e a comunidade em geral, celebrando mais uma importante conquista para o […]
